domingo, 12 de dezembro de 2010

Tartaruga-mordedora

Eu estava vendo hoje, domingo dia 12, o programa Criaturas Esquisitas, no Animal Planet. "Nick acompanha caçadores rio abaixo para encontrar uma tartaruga-mordedora, monstruosa, de 90 quilos."- informa sobre o programa, Hagah, programação da TV. Para ver, passará de novo hoje, as 16h às 17h.
Então, ele me deixou curiosa, e eu fui pesquisar mais sobre essa curiosa tartaruga.


Tartaruga-Mordedora


Dados do Quelônio:

Nome: Tartaruga Mordedora, Tartaruga Agressiva, Snapping turtle

Nome Científico: Chelydra serpentina
Época: Holoceno
Local onde Vive: América do Sul, Central e do Norte
Peso: De 40 a 70 kg
Tamanho: Média de 50 centímetro de comprimento
Alimentação: Carnívora

População:

Elas povoaram poucos lugares, só povoando parte da América. Como: Norte de Honduras; América Central como Nicarágua, Costa Rica, Panamá; América do Sul, Colômbia, Equador e Peru. 

Características:

Casco cheio "espinhos", plastrão curto, dedos com unhas muito grandes e extremamente fortes. Crânio em forma de cone, com a porção anterior da maxila em forma de gancho. Sua mordida é capaz de perfurar algo com 70kg por cm quadrado, sendo que, o Pit Bull alcança no máximo cerca de 28kg por cm quadrado e é quase que duas vezes mais que o tubarão (cerca de 35kg por cm quadrado). Por sua boca ser uma espécie de "bico" a tartaruga consegue comer animais com casca, até mesmo outras tartarugas. A tartaruga-mordedora ou tartaruga-agressiva (em inglês, Snapping turtle) como muitas outras tartarugas, exala um cheiro ruim para sua proteção, segundo Nick, o cheiro é mais ou menos o cheiro de fezes de bode.  Ainda aos dez anos é pequena, em comparado as mais velhas, essa tartaruga pode ter no máximo 70kg, na média.

Curiosidade:

* Existem quatro subespécies diferentes de Chelydra serpentina: Chelydra serpentina serpentina: Tartaruga Agressiva Comum Norte Americana ( Common Northern snapping turtle ).
* Sua unha pode perfurar a sua perna, ou outro membro.
* Para sua caçada, se esconde no meio das algas e fica mexendo um coisa, parecida com uma língua, em que os peixes pensam que é uma minhoca, ou coisa do tipo e entram na boca da tartaruga, e é na hora em que a tartaruga fecha a boca e come.
* Em vez de ter dentes ela tem lâminas. 
* Um cientista colocou em uma tartaruga-mordedora um GPS para poder saber aonde ela vai e saber o que elas farão da que a 50 anos. 
Foto: AP
Cientista colocando o GPS



Reprodução:

O acasalamento pode ocorrer em qualquer época, de Abril à Novembro. Nidação ocorre de Maio a Setembro, sendo que Junho é o mês de pico. 
*Seus ninhos são de baixo da terra.

Fonte: 
Criaturas Esquisitas, programa do Animal Planet.
*
  http://www.tartarugas.avph.com.br/tartarugamordedora.htm




2 comentários:

juliana disse...

adorei a matéria, super interessante!

Anônimo disse...

nossa super interessante! amei

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...