quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Importante para que vai viajar com seu pet



Veja o que o blog planeta bicho disse: "Em 2010, o Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), contabilizou o trânsito de aproximadamente seis mil animais. A primeira providência que o viajante deve tomar para levar o animal ao exterior é se informar sobre as exigências sanitárias do país de destino. "

É isso mesmo que você leu! A primeira coisa que você deve saber do lugar ( deve ser internacional ) para onde você for levar seu amigo é saber sobre as exigências sanitárias do país!! E, ainda tem mais!

Agora os animais precisamo do Certificado Zoossanitário Internacional (CZI), um certificado emitido pelo Vigiagro. Para conseguir um, você precisa pedir ao veterinário que lhe dará o atestado da saúde do animal e se necessário outros documentos que forem exigidos pelo país de destino.

Mas, como o atestado tem prazo de validade de três dias, é necessário, que dentro desse prazo, você se dirija  uma unidade do Vigiagro (a sua escolha) para obter um CZI, que terá validade de dez dias. E se caso a viagem seja mais loga que o prazo a validade do CZI pode ser estendida.

Veja ainda o que o planeta bicho conseguiu:

"A fiscal federal do Vigiagro, Mirela Eidt, lembra que as autoridades sanitárias brasileiras só podem emitir o CZI se toda a documentação exigida pelo país de destino estiver providenciada. “Para solicitar o certificado não é preciso levar o animal, apenas os documentos”, destaca. O CZI é gratuito e fica pronto na hora. "

E a unica exigência brasileira para receber animais do exterior é o CZI, com comprovante da vacina contra a raiva, emitido pelo o veterinário responsável e assinado por um  agente do governo do país de origem. 

Lembre-se apresenta-se em todos os aeroportos uma unidade do Vigiagro e, elas funcionam de segunda à sexta-feira, do horário das 8h as 18h.  


Fonte: Planeta Bicho

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...