quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Apenas um curumim

Você conhece esse texto? Ele é bem conhecido, e, hoje eu resolvi compartilha-lo com vocês pois eu tive uma aula com esse texto e vi que tem tudo a ver que eu estou trabalhando aqui no blog, em que depois esplico melhor que é trabalhar com postagens que tenham a ver com a capanha da fraternidade deste ano, 2011.
Leia:

 Caraíbas têm cabeça oca. Deviam ter aprendido muitas lições com o povo filho da terra e não souberam enxergar, nem ouvir, nem sentir. E sofrerão por isso.
 Dia virá em que ficarão com sede, muita sede, e não terão água para beber: os rios e lagoas e valos e regatos e até a água da chuva estarão sujos e podres. E chorarão. E continuarão com sede porque a água do choro é salgada e amarga...
 O tempo da fome temém virá. E a terra estará seca, o chãoo duro. As sementes do milho e a mandioca nãoo nascerão mais  verdes, alimentando a esperança de quarups ao redor do fogo com muita comida e bebida. A caça e peixe também terão fugido ou morrido. E a  fome apertará o estômago do caraíba e ele não podedrá comer nem sua riqueza, nem sua terra nua e estéril.
 Os dias serão sempre mais quentes. E quando o caraíba procurar uma sobra como abrigo, descobrirá que a terra não tem mais árvores.
 As noites serão escuras e frias. Sem lua, sem estrelas. E sem fogueiras quentes.
 E o caraíba, o homem-branco, chorará. E quando acordar de sua imensa estupidez será tarde, muito tarde.
 Eu, Tamãi, o velho pajé, falei.

(ZOTZ, Werner. Apenas um curumim. 20 ed. Rio de Janeiro: Nórdica, 1995, p.14)

Vamos salvar o planeta?

Outro dia eu estava tendo uma aula de ciências, e nós tivemos muitas conversas sobre o meio ambiente, poluição, desmatamento. Para começar, você sabe quantos animais não existem mais por que foram extintos? Quantos foram extintos por causa do homem?!! Você sabia que só no fato de derrubar uma árvore, você está contribuindo para a extinção de vários animais? A ararinha azul, por exemplo, já foi extinta! A arara azul grande, só existem um macho e uma fêmea no mundo, em que são mantidos em cativeiro. E você sabe que nós (principalmente as crianças) podemos ajudar o mundo? Talvés, não conseguiremos muda-lo, mas o que custa ajudar? Pois sem o mundo você não vive!!!

Veja só o que ainda temos de belo no mundo:

7
(paisagem brasileira não indentificada)


Veja o que o homem está fazendo:




Você sabia que a vaca (o gado em geral) solta um gás que contribui para o aquecimento global? A Segunda-feira é conhecida como o dia vegetáriano, é o dia que as pessoas não comem nenhuma carne (poucos sidadãos, infelizmente) para contribuir para a menor criação de gado possível (não queremos que o gado seja extindo, só não queremos essas criações em exesso em que só leva a morte da coitada da vaca). Você não precisa fazer isso nas segunda, pode fazer qualquer dia em que você quiser, eu mesmo faço isso as terças.

Além disso, como posso ajudar?

Nossa! Que pergunta simples!! Veja essa lista que preparei:

* Morrar perto do trabalho e gastar menos combustível
* Não demorar no banho
* Comer mais legumes
* Reciclar
* Economisar água e energia elétrica
* Reutilizar 

E muitos outros, claro.

Viu como é símples salvar o mundo?!

Veja alguns vídeos de como salvar o mundo do animal plenet:










terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Guepardo bebê ganha mãe adotiva para poder sobreviver

O macho foi o primeiro guepardo a nascer nos EUA desde 2005 // Mehgan Murphy/Smithsonian's National Zoo (Mehgan Murphy/Smithsonian's National Zoo )
O macro foi o primeiro guepardo a nascer desde 2005 nos EUA.

Dez dias depois de seu nascimento, um guepardo africano foi separado de sua mãe e adotado por outra fêmea pois corria riscos de não sobreviver. O filhote nasceu no Instituto de Conservação Biológica Smithsonian, no Estado da Virgínia, nordeste dos Estados Unidos.
Depois do nascimento, os veterinários e pesquisadores do instituto decidiram que iam cuidar do filhote por 13 dias, longe de sua mãe, Amani, até que outra fêmea mais experiente, Zazi, desse à luz sua própria cria, uma fêmea.
Para garantir que os dois bebês sobreviveriam, a equipe colocou o filhote macho dentro do cativeiro de Zazi, para ver se ela criaria os dois.
"Dentro de uma hora, estava amamentando os dois", disse Crosier.

Os dois filhotes de guepardo são vulneráveis a vírus e doenças genéticas // Mehgan Murphy/Smithsonian's National Zoo (Mehgan Murphy/Smithsonian's National Zoo )
Ele e sua nova irmãzinha.

Em minutos, a fêmea começou a amamentar os dois filhotes de guepardo // Mehgan Murphy/Smithsonian's National Zoo (Mehgan Murphy/Smithsonian's National Zoo )
Mãe amamentando os dois filhotes.

Os dois filhotes devem ficar com a 'mãe' Zazi por mais um ano // Mehgan Murphy/Smithsonian's National Zoo (Mehgan Murphy/Smithsonian's National Zoo )
Mãe fazendo carinho nos filhotes.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Famillias felizes!

Olha só: esses são videos de animais que adotaram outros de espécies diferentes.

Cachorro e gata que adotaram pintinhos






Cadela que adotou um pintinho (parece até que cães preferem os pintinhos)





Tartaruga mãe de HIPOPÓTAMO




Leopardo femea adota filhote de babuino


Pit bull adota filhotes de tigre


Se voce quiser ver mais videos desses, clique aqui

Carnaval

O que fazer no Carnaval? Vocês tem alguma ideia? Bom, aqui no blog estamos pensando em fazer uma "festa" com o blog Cachorros e Louie, e se o blog Fofos e Carinhosos também quiser, tudo bem! Mas ainda não temos nenhuma certeza. Estava pensando, nós (os 3 blogs) poderíamos vender alguma coisa (nos ajudem com ideias) para arrecadar dinheiro para doar para alguma ONG de animais.... Ou algo do tipo.... Nos ajudem! Comentem, mostrem suas ideias para a gente!

Cadela adota gatinho




Não consegui fotos originais.

Em Cascavel, PR, Nina, uma cadela adotou 2 filhotes de gatinhos abandonados. Neide Defendi, a dona da cadela achou os dois gatos em uma caixa de sapatos em um lugar afastado e sem movimento. Neide conta: " Tinha ido votar e quando voltava, ouvi os gemidos dos gatinhos. Foi assim que cheguei até os filhotinhos fadados à morte".
Neide se surpreendeu com a forma em que sua cadela, Nina, acolheu os dois gatinhos. "Minha cachorro não da mais cria, mas mesmo assim ela produziu leite e amamentou os recém-nascidos", contou ela. A cadelinha virou matéria no jornal da cidade.


Agradecimento especial..... Obrigada gente! Lindo!

Recebi agora mesmo um e-mail lindo da Eliana Rudes e sua família. Eles mandaram um anexo com uma mensagem, veja:

Clique para ampliar
De nada! Isso não é nada! é só a gente mostrando o nosso amor por animais!!!

Muito obrigada Eliana e família! Ficamos muito felizes com isso!

As aventuras de Sammy

Vocês viram no cinema "As aventuras de Sammy"? Eu vi, achei muito legal. Principalmente o "recado" que passa sobre os humanos. Mostra também muito sobre a vida das tartarugas marinhas, as espécies, como é desde que nascem, etc. Além disso o filme tem um ótimo 3D. Além de tudo o filme é muito fofo! Se não viu ainda, corra para o cinema os uma locadora e veja!!



Veja as fotos de algumas partes do filme:




    
    
 
    
    

Amigo do Loyal

Na barra do blog, ao lado direito, colocamos uma  enquete. Ela se chama "O que você prefere?...". As suas opções são "Cachorro, Gato, Não sei, Os dois".  Com o resultado dessa enquete faremos o amigo(a) do Loyal. Talvez o seu melhor(a) amigo(a) do Loyal. Pois estávamos querendo fazer uma grande "família" do Bicho pra Cachorro. Com toda a "galera" formada, iremos fazer a tão esperada página do nosso mascote, Loyal. Que terá tirinhas, imagens divertidas, emoticons do Loyal, histórias, e etc.


Então.... VOTE!!!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Adoro ler!!


Ontem eu ganhei um livro sobre raças caninas ( em que eu já devia ter a algum tempo pois meu pai estava me devendo dar, pois tinha prometido mas não me deu. ) o nome do livro é "Cães", escrito pelo Dr. Bruce Fogle, 2ª edição, da editora ZAHAR. O livro, além de falar sobre (acho) que todas as raças, ele fala sobre adestramento, saúde, comportamento, e história das raças.
Com esse livro vai ser bem mais fácil falar sobre as raças para vocês do Calendário BC. Bom, como desde o começo, no Calendário BC agente pode incluir novidades mesmo depois da postagem ser publicada, vou incluir em todas as raças (3 raças) já publicadas, o que tenho de "material" no livro.
Além desse guia, eu comprei o livro do Encantador de Cães, Cesar Millan. Estou gostando muito do livro, e se encontrar mais novidades nele, eu conto!

 

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Especial: Moradores de rua....

Essas são algumas fotos minhas que tirei durante as minhas férias, em lugares totalmente diferentes. Com algumas, resolvi fazer um especial de "moradores de rua". Comentem!



Nesta foto, o cachorro estava agitado e latindo para
um pássaro, por isso está tremida.


Essa última foto está péssima, pois é de um gatinho que estava correndo feito doido, e na primeira paradinha que ele deu eu tirei a foto, e, para piorar, ele mora entre pedras, junto com outros gatinhos, então lá é muiiito escurro e eu tive que clarear a foto.

Calendário BC - Fevereiro




 
Está mais que na hora de riscar do nosso calendário a raça Dachshund, não
 é?! Então curta essa postagem recheada de curiosidades!!!

A história...
Dachshund, Teckel, "lingüicinha" ou "salsicha", "Cofap", ("Cofap" por causa de uma série de propagandas de amortecedores da empresa Cofap exibidas em 1989.) ou até basset, (pois é confundido com a raça Basset Hound.), não importa como você chame, esse incrível caçador de corpinho comprido sempre vai chamar atenção! O nome da raça,Dachshund vem do alemão e significa literalmente "cão texugo" (der Dachs - texugo; der Hund - cão).  A raça foi criada para farejar, perseguir, caçar e matar texugos, marmotas e outros animais que habitam buracos.
Alguns haviam teorizado o Dachshund vêm de ancestrais do Egito Antigo, onde pinturas foram vistas e apresentavam cães de caça de pernas curtas. Mas na encarnação moderna, o Dachshund surgiu de cruzamentos de raças européias, e inclui elementos de hounds e terriers da Alemanha, França e Inglaterra. Os Dachshunds moravam nas cortes em toda Europa, como a da Rainha Vitória, que adorava a raça. 
Seu jeito de ser...
Os Dachshunds são cães leais, protetores, ciumentos, valentes, brincalhões, conhecidos por caçar pequenos animais e pássaros. De acordo com a CBKC, "amigável por natureza, nem nervoso, nem agressivo, de temperamento equilibrado. Ele é um cão de caça apaixonado, perseverante, rápido na caça e de excelente faro". Além disso, os Dachshunds constumam ser ciúmentos quanto a seu "líder", ou humano favorito. Por ter um tipo de "peito barril" os Dachshunds latem normalmente muito alto.
A saúde do cão...
A raça costuma ter comuns problemas na coluna vertebral, principalmente nos discos intervertebrais, ppois a raça apresenta uma coluna longa e sua caixa torácica curta. Os riscos de lesões podem piorar com obesidade, que traz sobrecarga de peso para a coluna. Para prevenir danos, é recomendável que os Dachshunds sejam desencorajados a pular e a subir e descer escadas.
Curiosidades...
ü  Dachshunds são tradicionalmente vistos como um símbolo da Alemanha.
ü  Uma das curiosidades mais controversas que se criou é sobre eventos de corrida de Dachshund nos Estados Unidos (USA). Alguns vêem a possibilidade de machucar a raça com o peso colocado na coluna espinhal dos cães.
ü  O Dachshund ficou mais conhecido do público brasileiro graças as propagandas da Cofap exibidas na TV no ano de 1989.

Veja esse quadro da Wikipédia...
Dachshund
Dachshund de pêlo comprido
Nome original
Dackel
Outros nomes
Basset
Cofap
Teckel
País de origem
Padrão FCI
Grupo: 04
Seção:
Dachshunds
Número #148 - 13/03/2001
Não é reconhecida oficialmente
Esta raça está extinta
Variedades
De tamanho:
Standard
Miniatura
Kaninchen
De pêlo:
Liso
Longo
Duro



Dachshund
Nome original
Dackel
Outros nomes
Basset
Cofap
Teckel
País de origem
Padrão FCI
Grupo: 04
Seção:
Dachshunds
Número #148 - 13/03/2001
Não é reconhecida oficialmente
Esta raça está extinta
Variedades
De tamanho:
Standard
Miniatura
Kaninchen
De pêlo:
Liso
Longo
Duro




Dados do Cão...



Tamanho
  


Miniatura: 4,5kg, 2ocm.
Standard: 7 à 14kg, 26 à 28cm.

Cuidados com o pelo
Fácil para os que cães que apresentam pelo curto ou duro.
Médio para os que apresentam pelo longo.

     Adestramento  

     Difícil.

      Cores

      Muitas.

Fonte: Guia "Cães" 2ª edição escrito pelo Dr. Bruce Fogle.

  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...