segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Calendário BC - dezembro

(Ocorreram alguns problemas técnicos com o blog, então faremos o 'Calendário BC' atravéz de postagens.)
Esse é o primeiro mês do calendário, e é o mês da raça Shih-Tzu!

Até o fim do mês você verá muitas postagens sobre esta raça e estará em dia com ela!
Esse é o mês do niver da minha amiga Laila, ela é blogueira também (para acessar o blog clique aqui) e tem dois Shih-Tzu super fofos! Aqui vai algumas fotos que consegui deles para comemorar seu niver!


 

  

Esses são a Mila (mesclada com branco e tons de marrom) e o Bob (mesclado de branco e preto) os dois são um amor, super fofos!

                                        
Shih-Tzu



Origem: China
Porte: Pequeno
Expectativa de vida: Média de 13 à 15 anos

HISTÓRIA: A lenda diz que o Shih-Tzu é o simbolo de amor impossível entre uma princesa da China e um Mongol (povo de Tibete). Como não puderam se casar eles resolveram cruzar um representante da China, o Pequinês e um Lhasa-Apso (Lhasa: capital do Tibete). E então surgiu o Shih-Tzu, o nome de significado em mandarim "cão leão", pois foi cruzado para parecer um leão em miniatura. 

APARÊNCIA: Apresentam cabeça redonda e olhos bem separados. Tem em média 20 e 28 cm. de altura e pesa entre 3,5 kg. até 7,5 kg. O rabo é bem peludo e comprido.
Existem qualquer cor ou mescla de cores. A preferência do criador é quando o animal apresenta uma mancha branca na cabeça.
TEMPERAMENTO: Os cães desta raça são normalmente dóceis e adoram ficar mais próximos das pessoas que os mimam e fazem carinho. São cães indicados para morar em apartamentos ou áreas parecidas. Raramente faltam  com educação em relação as necessidades fisiológicas.
BELEZA: É um cão muito destacado nas exposições oficiais pela CBKC; pois procuram cães que sejam, além de bonitos, com um bom temperamento, calmos, comportados e devem fazer movimentos elegantes.

CURIOSIDADE:  Na corte chinesa, o Shih-Tzu era criado pelos eunucos, e depois se disputava para ver qual era o melhor e então dado o vencedor ao imperador.
ALGUNS CUIDADOS BÁSICOS: Ele é sensível a temperaturas altas, prefere um clima mais fresco. A pelagem deve ser bem escovada diariamente e ter uma tosa adequada. É bem indicado para pessoas que tenham alergia a pêlos.
Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/bichos/guiasderacas/ult3994u181.jhtm


VOCÊ SABIA...  1. Quem gosta de novela sabe, o Shih Tzu já foi uma raça muito famosa na novela Desejos de Mulher. Era simpático Shih Tzu preto e branco em que foi muito destacado. E, sem dúvidas, o cãozinho ajudou a aumentar a população da raça.

2. Em 1995 essa raça não registrava nem 300 nascimentos por ano. Mas já em 1996 a raça ficou entre as 30 com mais registros de nascimentos no ano, e foi assim, no ano seguinte ficou entre as 20 e, no ano passado ficou com mais de dois mil registros de nascimentos.

3. Como saber quem é o dono preferido de um Shih-tzu? É difícil, pois ele faz sua escolha sutil. Mas já foi comprovado que a festa é ligeiramente maior quando o favorito chega, do que com outras pessoas. "Caso todos os familiares o chamem ao mesmo tempo, ele se dirige primeiro ao dono número 1", diz o criador Guilherme de Berrêdo Martins, de São Luís, que se dedica ao Shih Tzu desde 1983. Logo em seguida, no entanto, como se quisesse evitar sentimentos de rejeição, cumprimenta entusiasticamente cada um dos integrantes da família. 

4. Em definitivo não se trata de uma raça independente, do tipo que não exige afeto e que até gosta de ficar distante. Essa não é uma raça indicada para quem precisa deixar o cão sozinho por períodos muito longos.

5. Um aspecto positivo da vasta pelagem é que solta pouco pêlo. O Shih Tzu, opostamente a algumas raças peludas, não passa por muda intensa em nenhuma fase do ano.


Curta estas imagens encontradas no Google
  























Bom Natal!

                                                                                                       


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...