segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Baleia Franca encalhada em SC



Morre baleia franca encalhada no litoral sul de SC


A baleia franca encalhada em uma praia de Laguna, no litoral sul de Santa Catarina, morreu na madrugada desta terça-feira (14), depois de passar por um novo procedimento de eutanásia. Ela recebeu dosagens altas de medicamentos diferentes do que havia recebido e resistido na primeira tentativa, que ocorreu na última sexta-feira (10).

Segundo assessoria de imprensa do Projeto Baleia Franca, foram duas horas de procedimento até a morte da baleia. A primeira dosagem aplicada foi de sedativo, para que o animal não sofresse. Em seguida, foram aplicados os medicamentos para eutanásia. A baleia morreu por volta da 1h30 da manhã.


Especialistas tentam conseguir medicamentos para sacrificar baleia encalhada no Litoral Sul de SC

Objetivo é usar medicação diferente da aplicada na primeira tentativa de eutanásia:






A equipe de especialistas que monitora a baleia franca encalhada entre as praias de Itapirubá e do Sol, em Laguna, no Litoral Sul de Santa Catarina, decidiu fazer uma nova eutanásia no animal com medicamentos diferentes dos utilizados na sexta-feira e busca agora uma forma de conseguir as doses.






Mais Notícias:




Motivo do encalhe
Os especialistas cogitam a possibilidade de uma doença pré-existente, que tenha motivado o encalhe do animal. A explicação é que as baleias da espécie franca têm hábitos costeiros e conseguem se manter em locais mais rasos sem encalhar.



Resistência
De acordo com as médicas veterinárias Kátia Groch e Cristiane Koslenikovas, a baleia franca geralmente oferece mais resistência em casos de encalhe do que outras espécies. Outro fatores também justificam sua resistência por todos estes dias.

Um deles é que o encalhe ocorreu em uma região de clima frio. A morte da baleia poderia ser mais rápida se ela estivesse em um local mais quente, já que um dos principais aceleradores da morte dos animais encalhados é a hipertermia.



Por ser um mamífero, diferentemente dos peixes, a baleia franca não respira dentro da água.O fato de estar encalhada não compromete sua respiração.

Além disso, a baleia utiliza reservas de gordura como fonte de energia e água, sem que seja necessário se alimentar e se hidratar para continuar viva.


Tentativas de resgate
Antes de chegar à decisão de sacrificar a baleia, os voluntários tentaram resgatar o animal durante três dias, mas 
um laudo da Marinha descartou a possibilidade de resgate por causa do mar agitado e do alto risco à integridade da baleia.

Saúde da baleia
O estado de saúde da baleia franca permanece inalterado. De acordo com a equipe de especialistas, não é possível estimar por quantos dias o mamífero ainda poderá sobreviver.












2 comentários:

Anônimo disse...

Tadinhaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

Anônimo disse...

Que horror!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...