segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Intoxicação por produtos químicos para cães

 Esta postagem é para a Rebecca de 14 anos que tem um cachorrinho chamado Spack segundo a Rebecca, o Spack bebeu produtos de limpesa a mais ou menos 3 dias atrás (17/09). Mas  a Rebecca não sabe o que fazer para ajudar o Spack.  Ela já deu um remédio para intoxicação mas não resolveu e já provocou nele o vômito mas esta demorando a resouver. Ela disse que já fez ele vomitar 3 vezes mas esta demorando para resouver, então ela esta procurando ajuda  porque como ela disse, domingo a PETSHOP do Spack não abre. 


Aqui vão as prometidas dicas:


1. O que fazer quando achar o animal intoxicado?

Você chega em casa, e encontra seu caozinho convulsionando e babando do lado de um vidro de um produto químico vazio (ou seja lá o que for).O que fazer?
RESPOSTA: Pegue o rótulo do produto e ligue para o seu veterinário ou para o CCI (centro de controle de intoxicações) – o número deverá estar ali mesmo no rótulo, se não estiver, procure na internet ou em uma lista telefonica.

2. Ao ligar para o especialista, ele pergunta: "O que intoxicou seu animal?"
Você viu o seu animal ingerindo um agente tóxico? O que era? Nessa hora, lembre-se: não importa se o seu cachorro ingeriu óleo de bateria ou álcool. Fale sempre a verdade para o especialista! O veterinário não te julga nem ri da sua cara! Fale sempre a verdade, ele só vai te ajudar! Tenha sempre o rótulo do produto à mão quando ligar para o veterinário.
3. Segunda pergunta: "Quanto do produto foi ingerido?"
A intoxicação por produtos químicos é o que a gente chama de “dose-dependente”. Quanto maior a quantidade ingerida pior a situação. Se possível diga ao veterinário qual foi a quantidade ingerida. Se não souber exatamente, lembre-se o vidro antes de sair de casa, estava cheio, na metade, só tinha um pouquinho... E depois compare com o vidro depois de ingerido.

4a. Procedimentos  que você mesmo faz para ajudar seu amiguinho e prepara-lo para o "depois".
O primeiro procedimento, que você mesmo pode fazer em casa é induzir o vômito. Pra isso você pode utilizar:
  • Água oxigenada 3 vol. na dose de 1 a 3ml por cada kg de peso do animal: A água oxigenada provoca distensão da mucosa gástrica e, consequentemente vômito. Obs: nunca usar aquela água oxigenada 30 vol.Nada mais que 3 vol. Água oxigenada com maior volume pode causar um agravamento da intoxicação e até ruptura estomacal. É no máximo 3 volumes (ou 3%) e fim.
  • Sal  ou água morna com bastante sal: Tanto faz administrar água morna (morna, pelo amor de Deus! Não vai me enfiar água fervente goela abaixo e queimar o cachorro!) ou colocar sal na base da língua do animal. O sal provoca irritação da mucosa e…vomito!
  • Detergente: Sim! Que fica na pia da cozinha. Dê 1 ou 2 colheres de detergente diluidas em um copo de água. O mecanismo de ação é semelhante ao sal.
  • NÃO USAR: Xarope de Ipeca: Produto natureba utilizado pra induzir o vômito. Não use xarope de Ipeca pra sustentar sua bulimia. O uso continuado causa degeneração do músculo cardíaco.
A indução de vômito só é eficaz se realizada até no máximo 1 hora depois da ingestão do toxicante e com muito cuidadinho na hora de se administrar os produtos liquidos. Use sempre a posição fisiológica do animal (como ele fica na hora de tomar agua), nada de virar o totó de barriga pra cima e dar mamadeira que nem neném!

4b. Procedimentos de emergência em casos de intoxicação sem ingestão
Falei muito de ingestão e “engolição” de produto químico. Mas alguns agentes são extremamente tóxicos quando inalados ou ao ter contato com a pele (inseticidas por exemplo). Neste caso você vai:
  • Tirar o animal do ambiente contaminado
  • Lavar a região afetada com água corrente fria (“porque água fria? Meu totó é fresco e só toma banho de água morna!” A água quente causa dilatação dos vasos sanguíneos, que pode levar a distribuição mais rápida do toxicante no organismo. Água sempre fria! Por este mesmo motivo não fique massageando o animal. Só deixe a água escorrer.) Muito cuidado para não jogar o toxicante em áreas do corpo não afetadas! Em caso de animais muito peludos, pode ser recomendado cortar o pelo da região afetada. Deixar a agua corrente por uns 30 minutos
  • Se cair nos olhos, posicionar o animal em decúbito lateral (nossa forma 'chique' de dizer  “deitar o cachorro de ladinho”) e lavar só o olho afetado, por 20 a 30 minutos.
  • Se a substância for oleosa, utilize sabão neutro ou detergente para quebrar as moléculas de gordura. Sempre neutro!
5. Não provocar vômito se:
Algumas substâncias não devem ser expelidas por meio de vômito, pois podem lesar ainda mais a mucosa. Estas substâncias são:
  • Agente corrosivos: soda cáustica e outros agente muito ácidos ou muito alcalinos
  • Derivados de petróleo: querosene, gasolina, produtos a base de benzeno (pesticidas) e tolueno (tintas, vernizes, removedores), alcool e naftalina.
6.  Levar o animal ao Hospital Veterinário mais próximo
Ou chamar o veterinário para estabilizar o animal em casa antes de transportar para o hospital, dependendo do estado do intoxicado. No hospital o animal vai ser estabilizado e, se necessário submetido a uma lavagem gástrica e desintoxicação por meio de fármacos e antídotos. Por isso é muito importante sabermos direitinho o que intoxicou o animal.
7.  Internar e monitorar
“Meu cachorro tomou meio litro de querosene. Levei no hospital e o 'Dr. Fulano' deixou no soro, fez lavagem gástrica, deu um tal de carvão ativado e em meia hora o Totó tava novinho! Posso levar pra casa?”
Não! O animal envenenado deve ficar em observação, pois alguns compostos químicos tem a propriedade 'sacana' de se esconder no tecido adiposo e depois, quando você menos espera, voltar para a circulação e intoxicar o animal de novo. Sem choro nem vela, o animal só sai do hospital quando o veterinário mandar. E ponto final!
Parte final - 8. preveniver, prevenir e……prevenir!
Como você viu, a abordagem do paciente envenenado não é mel na chupeta, não! Às vezes, mesmo com toda essa ginástica o paciente não sobrevive (e nem adianta culpar o veterinário!). O melhor modo de curar uma intoxicação é não deixar que ela aconteça. Não deixe produtos químicos ao alcance do seu pet, ao fazer a limpeza da casa com produtos quimicos, deixe seu amigo bem trancadinho num local seguro e nunca pulverize inseticidas perto dele. Ter um animal de estimação é como ter um bebê: todo cuidado é pouco!



CUIDADO: Gente, nós pegamos essas informações em site de uma mulher chamada Mariana Benitez Fini e ela é estudante de veterinária se não tiver certeza que o conteúdo é mesmo confiavel, entre no site clicando aqui





PARA REBECCA:
Queremos notícias! Por favor não esqueça de nós! Quermos saber como está o Spack, e, se possível nos mande notícias por e-mail que nós passamos para todo mundo! ;9
Só queromos o bem do Spack!!! 

5 comentários:

Rebecca disse...

Nossa gente muiiiiito obrigada mesmo!!Agora o Spack está fazendo uma lavagem gástrica mas está tudo bem com ele o Dr. Fernando (veterinário) disse que vai ficar tudo bem com ele e que não foi nada TÃO grave, como o imaginado. Na verdade ele bebeu produto de limpeza mas que não era tão tôxico provavelmente o Spack voltará para o "lar, doce, lar" daqui a duas semanas e já vai estar tudo bem com ele!!! Uhuuuuu! Depois é só cuidar! :);9 !
Beijos para todos! E, sim, eu mando notícias!

Carolina disse...

Meu cachorrinho adora laber sabão, isso faz mau? Aparentemente pelo seu comportamento, não. Mas será faz mau, e eu não sei?

Rebecca disse...

Sou eu, Rebecca! O Spack esta muiiiito melhor! Ele já fez todos os exames e já esta tudo bem. Mas agora ele precisa esperar um pouco para ter certeza que ele não vai infectar mais ninguem! :9 Agora é só esperar!
bjs
p.s Já está marcada a volta do Spack para casa! Se nada atrapalhar, o Spack volta dia 01/10! Ebaaaaa!

Roberta disse...

Meu cachorro bebeu agua de bateria o ke faço

Roberta disse...

Meu cachorro bebeu agua de bateria o ke faço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...