segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Leão

Como vocês sabem, o animal que venceu a enquete "Que bicho você prefere?" foi o.......................................................LEÃO.
E, como prometido, aqui vão algumas informações sobre esse grande felino, tambem chamado de "Rei Dos Animais":
O leão é um dos quatro grandes felinos no gênero Panthera, e um membro da família Felidae. Com alguns machos tendo 250 kg em peso escedendo (sobrando), ele é o segundo maior felino que vive, depois do tigre.
Os leões vivem por volta de 10 a 14 anos na natureza, enquanto em cativeiro eles podem viver mais de vinte anos. Na natureza, os machos raramente vivem mais do que dez anos.
Fêmea (Leoa)
(Leoa Fêmea)
Esses felinos têm a cor variável, entre o amarelo-claro e o marrom-escuro, com as partes inferiores do corpo mais claras, ponta da cauda com um tufo de pêlos negros (que encobrem um esporão córneo, para espantar moscas) e os machos possuem uma longa juba, que varia de cor de acordo com os hormônios, quanto mais escura é a juba, mais hormônios o macho tem, sendo provavelmente o macho dominante. Também existem os leões brancos, que por terem coloração diferente, são mais caçados... =(
Os leões vivem em bandos de 5 a 40 indivíduos, sendo os únicos felinos de hábitos gregários. Em um bando, há divisão de tarefas: as fêmeas são encarregadas da caça e do cuidado dos filhotes, enquanto o macho é responsável pela demarcação do território e pela defesa do grupo de animais maiores ou mais numerosos (como eventuais ataques de hienas, búfalos e elefantes).
Se um leão faminto estiver perto do homem, ele provavelmente atacará, mas normalmente os leões preferem ficar longe da presa humana.

           Classificação científica:
Macho
(Leão Macho)
Reino:    Animalia
Filo:      Chordata
Classe: Mammalia
Ordem:  Carnivora
Família:     Felidae
Género:    Panthera
Espécie:      P. leo

                                                                               
O leão também é muito conhecido assim:

·         O Leão é um dos doze signos do zodíaco
·         O leão é conhecido como o Rei dos Animais, e assim é retratado em muitas histórias infantis, como O Rei Leão e O gato de botas.
·         Sua imagem é normalmente associada ao poder, à justiça e à força, mas também ao orgulho e à autoconfiança.
·         O leão também é um símbolo solar.
·         O Estado de Pernambuco tem como mascote o leão, presente em seu Brasão, apelidado de Leão do Norte
·         No livro das revelações, o Leão de Judá é o Messias: "Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos." (Apocalipse 5:4-6). O leão também aparece no estandarte da tribo de Judá.
·         O leão é o símbolo do Sporting Clube de Portugal, inserido no centro do emblema do clube com sede em Lisboa, um dos 3 grandes de Portugal.
·         O leão é o símbolo maior do Fortaleza Esporte Clube, nacionalmente reconhecido também pelas alcunhas de Leão do Pici e Tricolor de Aço. Do mesmo modo, sua torcida uniformizada, Leões da TUF adota o leão como mascote.
·         O leão é o mascote do Sport Club do Recife desde 1919, quando ganhou o Campeonato Leão do Norte, na Pará, cujo troféu era um leão imponente.
·         O leão é também símbolo e mascote do Esporte Clube Vitória, conhecido também como Vitorinha, Leão da Barra ou Rubro Negro.
·         Como símbolo do safári africano, pertence ao grupo de animais selvagens chamado de big five, correspondente aos 5 animais mais difíceis de serem caçados: leão, leopardo, elefante, búfalo e rinoceronte.
·         No Brasil, devido à veiculação, em 1979, de uma campanha publicitária sobre a ação fiscalizadora da Receita Federal nas declarações de Imposto de Renda, em que aparecia o animal, tornou-se uma metáfora frequentemente usada pelos meios de comunicação para simbolizar aquela autarquia[9] ("prestar contas com o Leão", "Leão do Imposto de Renda").

Isso foi retirado do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Le%C3%A3o acesse para mais informações!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...