domingo, 26 de junho de 2011

Calendário BC - Maio: Border Collie (atrasado)

Bom, já devem ter percebido que o Boder Collie é a raça do mes de maio (atrasado). Essa é a raça fofa e querida da minha superamiga, Naná que tem esse blog aqui: http://cachorroselouie.blogspot.com/. Então olha só:



Características gerais:



ª      Tamanho: 14-22kg, 46-54cm.

ª      Cuidados com a pelagem: Médio a Difícil. Os de pelos curtos soltam bastante pelo. E os de pelo longo necessitam de cuidados diários.

ª      Adestramento: Claro que, fácil.

ª      Cores: Preto e branco, tricolor, marta, azul merle, preto, marrom, vermelho.

ª      História: Collie significas "fronteira" em inglês. Foi dado esse nome porque a raça foi desenvolvida na região de fronteira entre a Inglaterra e a Escócia, no norte da Grã-Bretanha. A raça, embora a criação da raça date do século XIX, seus ancestrais já estavam presentes na região desde a Idade Média, onde trabalhavam junto com os criadores de ovelhas tendo um desempenho incrível. A capacidade de trabalho dos border collies sempre foi muito importante na sua terra natal que os criadores resolveram selecionavar os reprodudores por seu desempenho no pastoreio e não por sua aparência.



São vencedores...:



§      1ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren.

§      A raça também tem se destacado em competições, tanto de pastoreio, quanto de agility, fly ball e frisbee, sendo que as competições de pastoreio possuem uma categoria exclusiva para border collies.

§      3ª colocação no ranking A&E de cães para família.

§      São o maior campeão mundial de agility e obediência.



Curiosidade: Em quanto os boder collies competem juntos, as outras raças competem juntas num padrão mais baixo.
Até hoje, clubes especializados e adimiradores da raça se esforçam para preservar as habilidades de pastor do Border Collie.



Os Boder Collies:



Border collies são cães ativos e dinâmicos, muito trabalhadores e donos de uma grande inteligência e capacidade de aprendizado. É um cão de trabalho altamente adestrável, criado para habilidade em vez de tamanho ou cor, e faz um forte laço com o dono. Não é raça para donos inexperientes.

Por ter uma mente ágil, a necessidade de gastar energia e o instinto de pastor; os boders não se adaptam a apartamentos e as vezes até como cães domésticos pois tem tendência a problemas comportamentais e atividades obsessivo-xompulsivas.

A obesidade é um raro problema, mas algumas linhagens têm disfunções oculares hereditárias. Estes cães são carinhosos com seus donos e reservados com estranhos mas as vezes reservada com seus donos e desconfiada com estranhos.

Uma coisa interessante, é que na falta de suas queridas ovelhas esses cães podem perseguir caros, bicicletas, etc.

Agora assista a esses vídeos que relatam como é um border collie:



Esse é de uma competição que mostra boder collies.


Esse também.


Border Collie pastoreando.


Campeonato de pastoreio.

Fontes:

- Livro: guia ilustrado Zahar do Dr. Bruce Fogie "Cães".
- Youtube
- http://www.seucachorro.com/border-collie/


Obs.: Como já disse, vocês podem participar dessas postagens, enviando imagens e conteúdos que não colocamos ainda aqui (ou até sites). Você pode comentar ou mantar para nosso e-mail: pc147896325@gmail.com.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...