sexta-feira, 24 de junho de 2011

Curiosidades fantásticas do mundo animal

Ontem eu estava vendo Animal Planet - Animal Planet ao Extremo, as 17:00 - e estava falando sobre "mutações" que alguns animais  sofrem naturalmente. Lá, eram 10, mas eu separei meus favoritos (5) para vocês:

*4° Rainha-do-rato-toupeira pelado
A rainha é o feminino de rato-toupeira pelado. Uma grande curiosidade que achei é que na gestação dela, como ela vive em túneis subterrâneos, sua barriga não pode crescer. Então seu corpo sofre uma grande mutação. Ela começa a se esticar toda, tendo mais espaço para seus filhotes em seu corpo alongado.



Se quiser saber mais, veja esse vídeo da BBC de um pouco mais de 2 min. contando mais sobre a espécie:
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/bbc/2010/05/06/conheca-o-rato-toupeira-pelado.jhtm


*3° Salamandra tigre
A salamandra tigre tem uma alimentação um tanto esquisita. Ela depende muito do clima e do que tiver para comer. Existem salamandras que se alimentam de fitoplanctons (que são as menores) e outras se alimentam de forma carnívora, elas porém, se alimentam de minhocas e de seus próprios "amigos de espécie", os menores, que se alimentam de forma vegetariana. É uma grande mutação pois dependendo clima e do tamanho do rio em que vivem eles mudam de tipo de alimentação.

    

2º Peixe Rei
O peixe Rei é uma espécie muito interessante. Ela muda de sexo! Só existe um macho em uma 'família'. Quando esse macho morre, uma fêmea, a mais 'masculina' vai trocar de sexo e se tornar macho! Este novo macho será muito territorial matando todos os indivíduos que aparecerem em seu território. Se ver seu próprio reflexo no espelho vai tentar mata-lo (o reflexo).
        
macho 

1° Larva/Borboleta
Todos nós sabemos da transformação de lagarta (larva) para borboleta. Veja esse vídeo fofinho com música infantil se quiser ver mais sobre essa mutação: http://www.youtube.com/watchv=QPJULMIlDy0&feature=related

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...