sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

BENGAL O selvagem que a genética domesticou.


"Produzir um gato bonito como eu... Bonito não, lindão! E que, além da aparência selvagem, também fosse dócil... Era um desafio que Jean Mill, a estadunidense que comessou toda a minha história enfrentou. Ela foi a "mãe" da nossa raça. E eu vou contar esta história para você: Tudo comessou no início dos anos 60 quando a Jean comprou um leopardo asiático (Felis bengalensis), nosso avô, um felino selvagem originário da Malásia e Índia.
A Jean era graduada em genética, completamente apaixonada por gatos e teve a brilhante ideia de cruzar o leopardo com uma gata da raça American Shorthair. Deste cruzamento nasceram dois filhótes e só a fêmea, chamada de Kin Kin, sobreviveu.
Em 1975, Jean Mill conheceu o geneticista Willard Centerwall que já trabalhava com o cruzamento entre leopardos asiáticos e gatos domésticos na busca de um gene que imunizasse os leopardos contra a leucemia felina. Quando o Willard terminou suas pesquisas doou os gatos que nasceram desses cruzamentos e a Jean ganhou 5 de nós, todos pra ela!
Agora uma curiosidade ou uma feliz coincidência... Em uma viajem à Índiaem 1984, a Jean encontra exemplares de gatos domésticos com marcações ,uito parecidas com as de um leopardo e leva um desses gatos com ela aos EUA. Do cruzamento entre esse exemplar (Millwood Tory of Delhi)e suas fêmeas híbridas chamadas Millwood Praline, Millwood Pennybank e Millwood Rorschach (descendentes do leopardo asiático Centerwall) é que surgiu a nossa raça. Hoje, graças à genética você pode desfrutar do prazer da nossa companhia e da nossa rara beleza...
Que história longa, me encheu de preguiça! Ah, quase me esqueço, fomos reconhecidos pela TICA (The International Cat Association), como raça, em 1992."

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...